«Somos chamados ao trabalho desde a nossa criação. Ajudar "pessoas em situação de pobreza", deve ser sempre um remédio provisório. O verdadeiro objectivo deveria ser sempre consentir-lhes uma vida digna através do trabalho» Laudato Si: página 88.

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Santa Elizabeth Ann Seton

Elizabeth Ann Seton nasceu a 28 de Agosto de 1774 em Nova Yorque. Será filha de Ricardo Bayley e Caterina Chariton. Foi batizada e educada na Igreja episcopaliana. O pai, médico e cirurgião de renome, foi o primeiro delegado de Saúde no Porto de Nova Yorque e depois professor de anatomia no colégio Real (Universidade de Colúmbia). Eleizabeth cresceu em Nova Yorque e em Nova Rochelle. A 25 de Janeiro de 1794, Elizabeth Ann  casou com William Magee Seton, filho de uma família rica de armadores e habitava em State Sreet, em Manhattan. O seu casamento foi abençoado com o nascimento de três meninas e dois rapazes. Infelizmente, William depressa cai doente atacado por terrível tuberculose. Ele parte para Itália acompanhado por Elizabeth e a sua filha mais velha, Ana, com esperança de recuperar a saúde. Mas ele morre a 27 de Dezembro de 1803, deixando-a viúva com 5 filhos e apenas 29 anos.
A Família Felicchi de Livorno, em Itália, sócios de negócios e grandes amigos de Elzabeth e William, oferecem-lhe hospitalidade, apoio e consolação. Elizabeth Anne, que era muito especial, ficou muito tocada dela devoção e a fé da família Felicchique era católica. Um ano depois. do seu regresso a Nova York, Elizabeth decide converter-se ao catolicismo e a 14 de Março de 1805, é recebida na igreja de São Pedro em Barclay Street. Esta decisão custou muito a Elizabeth por causa do afastamento da sua família e das suas amigas. Os anos seguintes são muito duros para Elizabeth. Viúva, com cinco filhos, sem meios económicos para os sustentar por causa da falência do empresa familiar, pouco antes da morte de William e sem poder contar com o apoio da sua família e dos seus amigos. Em Junho de 1808 o Padre William Louis Dubourd, padre sulpiciano, de MarYland, encontra Elezabeth durante uma visita a Nova York e convida-a a mudar para Baltimore. prometendo-lhe abrir aí uma escola para meninas. 
Graças à generosidade de um benfeitor, a escola pode instalar-se em Emmitsburg, Maryland. 
Esta nova obra começou em 31 de Julho de 1809 em Sant José Valley. Em breve, este projecto atrai outras mulheres que lhe seguem os passos para se consagrar à instituição dos crianças pobres, começando a Comunidade das Irmãs da Caridade.
A 17 de Janeiro de 1812, Elesabeth recebe a confirmação oficial das regas e das Constituições das Irmãs da Caridade nos Estados Unidos. Esta Regras são redigidas com base nas Regras comuns da Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, fundadas em França por São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac em 1633.Assim nasceu a primeira comunidade religiosa americana. 
Muito antes de ser acolhida na Igreja Católica, Elizabeth tinha descoberto Cristo nos pobres, especialmente nas mulheres e nas crianças carenciadas. 
A santidade de Elisabeth foi reconhecida por causa da sua busca da vontade de Deus na sua vida e pela sua felicidade em responder-lhe. a sua santidade enraíza-se na sua fidelidade à oração e à liturgia na Igreja protestante episcopaliana do seu tempo. Fiel praticante da Paróquia da Santíssima Trindade, ele orava longo tempo diante do santíssimo sacramento na vizinha capela de São pedro, que era católica. 
Morreu a 4 de Janeiro de 1821 em Emmitsburg, com 46 anos. 
A 25 de Março de 1850, a Comunidade de Emmitsburg uniu-se à Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo de França.
A 17 de Março de 1963, Elisabeth Ann Seton foi beatificada pelo Papa João XXIII.
Foi canonizada em Setembro de 1975, por Paulo VI.


Sem comentários:

Enviar um comentário