«Somos chamados ao trabalho desde a nossa criação. Ajudar "pessoas em situação de pobreza", deve ser sempre um remédio provisório. O verdadeiro objectivo deveria ser sempre consentir-lhes uma vida digna através do trabalho» Laudato Si: página 88.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Estatutos novos ou alterados na A.G.

Convinha reter a memória nos estatutos com alteração em Assembleia Geral e entrou em vigor em 7 junho 2016.
Estas alterações estão no Boletim Portugues de novembro, que vão para os Presidentes das conferências, espero que as mesmas sejam lidas em reunião de conferências porque todos tem que estar a par dos estatutos.
Não vou recordar todo texto só recordo dois requisitos básicos que acho importante nesta altura do lançamento dos quadros Estatísticos.
D. Requisito Básico
3-1 - Novo:
B.R. 3.1 Dissolução de uma Conferência ou um Conselho.

No caso de dissolução de uma Conferência ou de um Conselho, todas as dívidas e obrigações legalmente incorridas por e em nome da Conferência ou do Conselho devem ser totalmente pagas ou cumpridas para o próximo Conselho da sociedade acima deste. O dinheiro ou a propriedade restante e todos os arquivos e documentos devem ser passados imediatamente para o próximo Conselho.

H. Requisito Básico
19 - Novo:
Respeito ao desejo dos doadores: "As doações fornecidas pelos fiéis para um propósito específico somente podem ser usados para este mesmo propósito." 


Notas breves:
No caso da primeira: - Qualquer Conferência/Conselho a dissolver-se todos os bens terão que ser entregues directamente ao órgão imediatamente a seguir. 
« Portanto se alguma vez acontecer, "os párocos reivindicar para si (paróquia) os bens sejam dinheiros ou bens moveis", fica vedado pelos estatutos.
« No segundo caso: continua a ser o que até aqui tem sido feita mas ressalva-se essas obrigatoriedade. Os bens doados com fins específicos, doação por terceiros a favor de alguém deve ser considerados nesses fins especifico; Nas consignadas devem dar entrada e devem dar saída. As verbas devem contar nos quadros estatísticos. 
Aliás, "eu entendo que todas as verbas que entre e que depois tenham saídas devem ser lançadas pois constará em termos estatísticos na SSVP. 
Exemplo; colectas entram e depois saem, Se saem, devem constar como, quando e para quem.


Sem comentários:

Enviar um comentário