«Somos chamados ao trabalho desde a nossa criação. Ajudar "pessoas em situação de pobreza", deve ser sempre um remédio provisório. O verdadeiro objectivo deveria ser sempre consentir-lhes uma vida digna através do trabalho» Laudato Si: página 88.

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Os pobres são nossos mestres e nós somos seus servos • Uma reflexão semanal com Ozanam

por Javier F. Chento | 2 abr, 2018 | FormationReflexões espirituais


E nós, meu querido amigo, não faremos nada para nos assemelhar aos santos que amamos? Será que nos contentaremos em lamentar a esterilidade do tempo presente, quando cada um de nós carrega em nossos corações um germe de santidade que simplesmente desejar seria suficiente para fazê-lo florescer? Se não sabemos amar a Deus como o amavam, não há dúvida de que merecemos um opróbrio; talvez nossa fraqueza possa encontrar uma sombra de desculpa, porque parece que amar devemos ver, e só vemos Deus com os olhos da fé, e nossa fé é tão fraca! Mas para os homens, para os pobres, nós os vemos com os olhos da carne, eles estão lá, e podemos colocar o dedo e a mão em suas feridas, e os traços da coroa de espinhos são visíveis em suas testas; aqui não podemos mais não acreditar, e devemos cair a seus pés e dizer-lhes com o Apóstolo: “Tu est Dominus et Deus meus”: vocês são nossos mestres e nós seremos seus servos, vocês são para nós as imagens sagradas daquele Deus que não vemos e, não sabendo como amá-lo de outra maneira, nós o amamos em suas pessoas. […] a)
A questão que divide os homens hoje não é mais uma questão de formas políticas, é uma questão social, é saber quem vai ganhar, seja o Espírito do Egoísmo ou o Espírito de Sacrifício; se a sociedade será apenas uma grande exploração em benefício dos mais fortes ou uma consagração de cada um para o bem de todos e, acima de tudo, para a proteção dos fracos. Há muitos homens que possuem muito e querem mais ainda; há muitos outros que não têm o suficiente, que não têm nada e que querem receber se não forem dados. Entre as duas classes de homens, uma luta é preparada e essa luta ameaça ser terrível; De um lado, o poder do ouro; por outro, o poder do desespero. Entre esses lados inimigos devemos nos apressar, se não impedir, pelo menos amortecer o golpe. Nossa idade de jovens, nosso status social médio torna mais fácil para nós desempenhar o papel de mediadores que nosso título de cristãos nos torna obrigatórios. Existe um uso possível da nossa sociedade de São Vicente de Paulo.
a) «Você é o senhor Deus!»   
      




      Frederico Ozanam, carta a Louis Janmot, 13 de novembro de 1836     

 

Reflexão:
1.    Estamos diante de um texto fundamental de Frederico Ozanam. Pouco mais de três anos após a fundação da primeira Conferência de Caridade, a origem da Sociedade de São Vicente de Paulo, isso se espalha e começa a atrair muitos franceses jovens, preocupados com o abandono dos pobres e as classes oprimidas. A sociedade francesa está experimentando tempos convulsivos.
2.    É importante notar que Frederico escreve isso com 23 anos. Acabou de obter seu PhD em Direito e voltou a Lyon para estar perto de sua mãe, que está gravemente doente. Ele tenta esculpir um futuro profissional como professor na cadeira de Direito de Lyon, ainda a ser criada. Embora ele não seja fascinado por esta profissão, ele é obrigado a fazê-lo para estar perto e cuidar de sua mãe. Permanece, portanto, uma pessoa sem um futuro pessoal ou profissional definido. Suas palavras vêm em um momento pessoal de incerteza e de pesquisa profissional, no entanto, eles não podem ser mais enfático e claro: ele é um crente que tem muito claro o que Deus está pedindo a ele, à Sociedade de São Vicente de Paulo e também à Igreja do seu tempo.
3.    Em várias ocasiões, vi a primeira parte deste texto mal traduzida. Quando Federico diz “Tu est Dominus et Deus meus” não está levantando a voz para reconhecer a soberania e majestade de Deus, mas dirigindo-a para os pobres (“Vocês são nossos mestres e senhores”), para reconhecer neles o rosto sofredor de Jesus Cristo bem como São Vicente de Paulo disse as Filhas da Caridade: “os pobres são nossos mestres, são os nossos reis; devemos obedecê-los, e não é exagero chamá-los assim, porque o nosso Senhor está nos pobres” (SVP ES, IX, 1137). Frederico é claro que bebeu das fontes de São Vicente para definir sua viagem vital como cristão, endossando as mesmas expressões do nosso fundador. A frase “Tu est Dominus et Deus meus” aparece na boca do apóstolo São Tomé, em João 20, 19-31; a passagem nos soa: Jesus ressuscitado pedindo a duvidar Tomé colocar os dedos nas feridas e que é um crente e não um incrédulo.
Questões para o diálogo:
1.    Eu convido você a trazer o texto inteiro para sua reflexão e oração. Vale a pena saboreá-lo e meditá-lo com tranquilidade.
2.    “A questão que divide os homens hoje […] é uma questão social […]; se a sociedade será apenas uma grande exploração em benefício dos mais fortes ou uma consagração de cada um para o bem de todos e, acima de tudo, para a proteção dos fracos”. É aplicável aos nossos dias? Em que sentido? Qual o papel que os cristãos devem desempenhar? E os vicentinos? Onde estão nossas prioridades?
3.    É o nosso olhar de fé, como o de Frederico? Reconhecemos, nas feridas e sofrimentos dos pobres, os mesmos sofrimentos que Jesus Cristo sofreu?
4.    O que você “vê” quando “olha” ao seu redor? Que realidades escondem um rosto diferente, que precisa ver a luz? O que nós, os vicentinos, fazemos para que essa mudança aconteça?



Sem comentários:

Enviar um comentário